Flèche Wallonne 2016 - Crônica
- Wolf
- 20 de abr. de 2016
- 2 min de leitura

Mais um dia de grande ciclismo com a Clássica Flèche Wallonne, que terminou com a vitória do espanhol Alejandro Valverde da Movistar Team.
A prova começou a um ritmo muito rápido, na primeira hora de corrida a velocidade média rondou os 45 km/h, fazendo com que qualquer tentativa de fuga estivesse condenada ao insucesso. Quando se percorria o quilômetro 55 o ciclista Stephen Cummings consegue fugir ganhando um minuto em relação ao pelotão.
Quando o pelotão se aproximava da primeira dificuldade do dia, a subida Bellaire, mais nove ciclistas, Koen Bouwman, Silvan Dillier, Vegard Stake Laengen, Kiel Reijnen, Matteo Bono, Tosh Van der Sande, Sander Helven, Mads Pedersen e Quetin Pacher, se juntaram à fuga de Stephen Cummings. Na primeira passagem pelo Mur de Huy, local da Meta, este grupo levava uma vantagem de 3 minutos em relação ao pelotão.
A 40 km do final ocorreu uma queda, de alguns ciclistas, que ditou a desistência do Frank Schleck, da Trek, com uma fratura na clavícula.
A faltarem cerca de 20 Km para a meta as equipas Movistar e Katusha lideraram a cabeça do pelotão aumentando o ritmo conseguindo alcançar os ciclistas que estavam em fuga, e fazendo com que outros fossem perdendo o contacto com o pelotão, sendo que à chegada da última e derradeira passagem pelo Mur de Huy o pelotão era constituído por cerca de 50 a 60 ciclistas.
No sprint final o Alejandro Valverde foi mais forte que o francês Julian Alaphilippe e que o irlandês Dan Martin, ambos da Etixx-Quick Step, vencendo pela quarta vez esta prova.
O português Rui Costa mostrou estar em boa forma, acompanhando bem o pelotão até ao fim, alcançando a 10ª posição da classificação geral, o que é um ótimo resultado atendendo a que as características desta prova não são as mais favoráveis para o ciclista português.
Classificação dos ciclistas portugueses presentes na prova:
10º Rui Costa – Lampre Merida
101º Tiago Machado – Team Katusha
118º Mário Costa – Lampre Merida
Vídeo com o destaques da prova
Comments